A Tauá Tour é a evolução da Amazon Nuts Safaris, uma empresa familiar fundada pelo brasileiro Miguel Rocha da Silva em 1980.
Miguel começou com um pequeno barco regional alugado para expedições do famoso comandante francês Jacques Cousteau.
Organizou várias expedições para canais de reportagens como a Discovery e a BBC, levando e entusiasmando pessoas dos cinco continentes com seu amor e conhecimento da terra amazônica.
Miguel Rocha da Silva foi guia de expedições notáveis, incluindo a expedição sobre as águas do planeta do famoso velejador neozelandês Peter Blake (1948-2001) e a primeira expedição científica chinesa na Amazônia.
Hoje, sua filha Marta e seu esposo, o suíço Jean-Daniel Vallotton, após dedicarem 25 anos à construção e ao desenvolvimento das atividades sociais, econômicas e ambientais da Fundação Almerinda Malaquias, assumem a tocha do ecoturismo.
Philipe Brouze, fiel cliente da Amazon Nuts Safaris há mais de 20 anos, e Sylviane Dérobert são sócios da empresa, fortalecendo o espírito internacional da aventura na Amazônia.
O ícone no logo da Tauá Tour representa o muiraquitã, um amuleto confeccionado pelas índias guerreiras Icamiabas, que deram o nome ao rio Amazonas, conforme relato do irmão Gaspar de Carvajal na primeira expedição de Francisco de Orellana em 1542.
Estudou francês e inglês para trabalhar na empresa de turismo de seu pai, Miguel Rocha da Silva.
Marta tem uma grande paixão pelas plantas e animais. Ela é a fundadora do programa de educação ambiental da Fundação Almerinda Malaquias, educadora inovadora, voltada para jovens na faixa dos adolescentes.
Desde jovem, trabalhou na construção do hospital Albert Schweitzer (Prêmio Nobel da Paz) no Gabão, África. Participou de uma expedição de seis semanas com índios Émerillons, Wayanas e Oyampis na floresta da Guiana Francesa antes de vir trabalhar na Amazônia brasileira em Novo Airão.
É Fundador e Diretor da Fundação Almerinda Malaquias ele se dedicou durante 25 anos ao desenvolvimento dos programas sociais e econômicos da instituição.
De nacionalidade suíça, dedicou grande parte de sua vida ao turismo, principalmente no inverno, nas montanhas suíças onde ainda hoje reside.
Descobriu a Amazônia brasileira com seu companheiro Philippe e foi uma verdadeira paixão.
Sylviane deseja compartilhar a beleza das paisagens e o ambiente especial desta parte do mundo participando deste projeto, nascido de uma amizade sincera com Marta e Jean Daniel.
Nascido e residente na Suíça, é um grande viajante apaixonado pela vida selvagem.
Ele concilia uma vida profissional intensa (diretor da empresa) com a descoberta de regiões fora dos caminhos tradicionais.
Há mais de 30 anos, a Amazônia brasileira é seu local preferido e é natural que ele compartilhe esse projeto de ecoturismo com seus amigos de longa data, Marta e Jean Daniel.
Fundadores da Fundação Almerinda Malaquias, Marta e Jean-Daniel continuam hoje com a Tauá Tour a desenvolver ações sociais nas comunidades ribeirinhas.
Distribuição de cestas básicas, distribuições de sementes com incentivo a plantio, compostagem, agricultura familiar, preservação da qualidade d’água.
EMBARQUE E DESEMBARQUE NA SEDE TAUÁ TOUR EM NOVO AIRÃO
Proporcionar experiências de ecoturismo únicas, promovendo a conservação da Amazônia e o bem-estar das comunidades ribeirinhas, através de práticas sustentáveis e educativas. A Tauá Tour baseia-se em fortes valores de preservação, desenvolvimento sustentável e justiça social.
Sustentabilidade: Compromisso com práticas que preservem o meio ambiente e promovam a conservação da Amazônia.
Respeito às Comunidades: Valorização e apoio às comunidades ribeirinhas, respeitando suas culturas e tradições.
Educação Ambiental: Promoção de atividades educativas que conscientizem sobre a importância da preservação ambiental.
Qualidade e Excelência: Oferecimento de serviços de alta qualidade, garantindo experiências únicas e memoráveis para nossos clientes.
Ética e Transparência: Atuação com ética e transparência em todas as nossas ações, mantendo a confiança e a integridade.
Fundadores e gestores dos programas de formação e educação ambiental da Fundação Almerinda Malaquias, Marta e Jean-Daniel continuam a desenvolver e organizar ações sociais em favor das comunidades ribeirinhas da região com a Tauá Tour.
No barco Karuguá: Cada tripulante tem camarote climatizado para descansar de forma saudável. A água quente dos banheiros dos camarotes é aquecida por painéis solares.
O lixo orgânico é depositado em lugares adequados na água do rio, servindo de alimento para os peixes. As sementes de frutas e verduras são separadas e distribuídas nas comunidades ribeirinhas. O lixo reciclável é separado de forma seletiva e entregue na cooperativa de reciclagem de Novo Airão no fim da viagem.